Everaldo estima ter 75 por cento dos votos na eleição do PT na Bahia
O PT encerrou na última sexta-feira (30) o prazo para a regularização, junto ao partido, das pessoas que poderão votar no PED-Processo de Eleição Direta que vai escolher seu novo comando, no dia dez de novembro. Terão direito a voto 44 mil dos 90 mil filiados (as).
Cinco candidatos se inscreveram para a disputa, mas o sindicalista Everaldo Anunciação se destaca como o grande favorito, pois tem o maior número de apoio, segundo dirigentes da sigla. O presidente do PT Jonas Paulo e todos os quatro pré-candidatos a governador, por exemplo, fazem parte da chapa. Tem também o apoio de todos os deputados federais e treze dos catorze deputados estaduais.
Na executiva do partido, composta por 19 pessoas, ele tem 16. Everaldo que integra a CNB - Construindo um Novo Brasil, corrente liderada pelo ex-presidente Lula, conquistou a EPS- Esquerda Popular Socialista, Reencantar, DS - Democracia Socialista, 2 de Julho, EDP - Esquerda Democrática Popular, Militância Petista, Militância Merece Respeito e ARTCNB. Na avaliação da assessoria da campanha, Everaldo terá 75% dos votos.
Perfil - Everaldo Anunciação, 53 anos, casado, três filhos, anos, natural de Ilhéus é servidor público federal. No movimento sindical foi presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Cacau - Stac, diretor do Sintsef - Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Bahia, Presidente da CUT- Regional Cacaueira, dirigente Estadual da CUT-Ba e coordenador da Troca de Informações de Trabalhadores sobre Empresas Multinacionais –Tie/ Holanda.
Foi também presidente do Diretório do PT de Ilhéus, vereador do PT de Itabuna (97/2000), candidato a Vice-Governador do estado em 98 na chapa encabeçada pelo atual Deputado Federal Zezéu Ribeiro, coordenador da campanha vitoriosa do PT ao Senado em 2010 e Diretor Geral Adjunto da CEPLAC no primeiro governo do ex-presidente Lula.